
Líderes tentam acordo para inocentar Sarney e Virgílio
O governo e os principais líderes aliados e da oposição já trabalham abertamente em favor de um “acordão” entre o PMDB e o PSDB para resolver a crise no Senado. Mesmo considerada difícil, a saída política para o impasse começou a ser construída ontem por interlocutores de peso dos dois partidos, na tentativa de salvar tanto o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), como o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM). "Essa guerra de representações não serve a ninguém, muito menos à instituição”, disse Sérgio Guerra, presidente do PSDB. “O PMDB entende que essa batalha não ajuda na solução do processo. Só agrava”, emendou o líder peemedebista, Renan Calheiros (AL).
Os principais articuladores da negociação são os líderes do governo, Romero Jucá (PMDB-RR); do PMDB, Renan Calheiros (AL); do PT, Aloizio Mercadante (SP), e o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE). Até o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso entrou na negociação e falou longamente ontem com Virgílio, por telefone. FHC sugeriu a ele “moderação, moderação e moderação”.
Para o governo, o PSDB “queimou pontes” e precisa fazer um recuo estratégico para evitar que a disputa com o PMDB se torne sangrenta. Um auxiliar de Lula disse que, se isso não ocorrer, “a coisa terminará mal” porque “vai sobrar para todo mundo”. Os recursos impetrados ontem no Conselho de Ética por Virgílio e pelo líder do PSOL, José Nery (PA), com o intuito de reabrir as representações contra Sarney, já estavam previstos. Na prática, entretanto, a oposição não tem votos para aprová-los, a não ser com a ajuda do PT. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Denuncia:
Juíza mantém Yeda no cargo
A juíza Simone Barbisan Fortes, da 3ª Vara da Justiça Federal de Santa Maria, negou o pedido de afastamento da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), feito pelo Ministério Público Federal. A decisão foi anunciada na noite desta segunda-feira.
A magistrada considerou que "fica difícil aferir de plano a suficiência de elementos que levem a concluir pela necessidade de afastamento da governadora de seu cargo". Também afirma que, "cotejando os elementos acostados pelo MPF, com os reflexos práticos que tal decisão traria à sociedade, não entendo como razoável o afastamento solicitado".
O advogado Fábio Medina Osório, representante de Yeda, comemorou a decisão lembrando que, na argumentação que apresentou à juíza, sustentou que as provas citadas pelo MPF não são consistentes, por estarem baseadas em conversa de dois amigos, gravadas por um deles, com objetivos desconhecidos.
Acusação do contra Yeda vaza na internet
As mais de 1,2 mil páginas da peça inicial que compõem a ação de improbidade administrativa que o Ministério Público Federal (MPF) moveu contra a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), e mais oito pessoas vazaram nesta segunda-feira na internet, embora contenham provas protegidas por sigilo telefônico, bancário e fiscal.
O documento, distribuído em cinco arquivos digitais, foi publicado inicialmente no site do jornalista Políbio Braga e posteriormente pelo jornal Zero Hora.
Na semana passada, quando divulgou o ingresso da ação, o MPF não detalhou quais as ações atribuídas a cada um dos réus, argumentando o sigilo do processo, que pediu para ser suspenso. A juíza acolheu parcialmente a solicitação, determinando o levantamento do sigilo dos autos, exceto sobre informações bancárias, financeiras e fiscais.
Além de Yeda, são demandados na ação o marido da governadora, Carlos Crusius, a assessora especial Walna Vilarins Meneses, o ex-secretário geral de governo Delson Martini, o tesoureiro da campanha do PSDB em 2006 Rubens Bordini, o presidente do Tribunal de Contas do Estado João Luiz Vargas, o deputado federal José Otávio Germano (PP) e os deputados estaduais Frederico Antunes (PP) e Luiz Fernando Zachia (PMDB).
Aviação
Avião com 13 pessoas desaparece na Oceania
Um avião fretado com 13 pessoas, nove delas australianos, e que se dirigia para um popular ponto turístico na Papua Nova Guiné, na Oceania, desapareceu ao se aproximar de um aeroporto nesta terça-feira, disseram a companhia aérea e o Ministério de Relações Exteriores da Austrália.
A aeronave de duas turbinas deixou a capital da Papua Nova Guiné, Port Moresby, em direção à Trilha Kokoda, um caminho montanhoso de 100 quilômetros. A tripulação entrou em contato com os controladores de voo e disse que estava se aproximando da pista de pouso, mas o avião não aterrissou, disse Allen Tyson, porta-voz da Airlines PNG.
Uma equipe de busca e salvamento partiu imediatamente, afirmou Tyson. O avião, com 11 passageiros e dois tripulantes, dispõe de um transmissor localizador de emergência, mas o equipamento não está emitindo sinais, acrescentou o porta-voz. As informações são da Associated Press.
F1 Badoer substitui Massa e Montezemolo lamenta saída de Schumacher
Em nota divulgada pela Ferrari, o presidente Luca di Montezemolo explicou a escolha feita pelo piloto de 38 anos, que disputou 51 Grandes Prêmios. A última vez que ele dirigiu um carro de F-1 foi no Japão, em 1999, pilotando uma Minardi. "Decidimos dar a Luca Badoer a possibilidade de correr pela escuderia após tantos anos de seu precioso trabalho" como piloto de testes, comentou.
Depois do anúncio da saída do sete vezes campeão mundial, o autódromo de Mugello permaneceu fechado. Todos os testes previstos para hoje foram cancelados. Schumacher havia aceitado substituir Massa no último dia 29 e estava treinando para recuperar a forma física. No entanto, as dores decorrentes de uma lesão no pescoço persistiram.
"Tentei absolutamente tudo para que meu retorno fosse possível, mas para meu grande pesar, não funcionou. Não consegui controlar as dores que sinto no pescoço depois do treino privado em Mugello, apesar de termos tentado todo o possível a nível médico e terapêutico", disse Schumacher em seu site oficial.
Vamo Para o Mundo da Tecnologia Agora:
A Toshiba resolveu endossar o ditado: "se não pode com eles, junte-se a eles". Após o fracasso do formato HD DVD, que tinha forte suporte da empresa, ela finalmente engrossou o coro dos adoradores do formato concorrente nesta segunda-feira (10), tornando-se membro da Associação do Disco Blu-ray (BDA). A companhia oficializou ainda os planos de suporte aos discos azuis até o final do ano.
A empresa não declarou que tipos de players Blu-ray vai comercializar, nem exatamente quando ou como irá fazê-lo. Mas o comunicado oficial da companhia dá uma boa esperança de vermos tudo isso em breve:
"Em luz do recente crescimento de aparelhos digitais suportando o formato Blu-ray, combinado com a demanda do mercado para consumidores e varejistas também, a Toshiba decidiu entrar na BDA. A empresa visa introduzir produtos digitais e o suporte ao formato Blu-ray, incluindo BD players e PCs notebooks com drives BD, no decorrer do ano. Detalhes dos produtos, incluindo o momento de lançamentos regionais, estão sendo agora considerados. Vamos fazer os anúncios no momento apropriado".
Após uma disputa inicial da empresa contra a Sony no formato de mídia de alta definição, a primeira declarou em fevereiro de 2008 que iria cancelar a produção de HD DVD players. Na época, de acordo com Atsutoshi Nishida, presidente da Toshiba, a decisão do estúdio de cinema e TV Warner Bros. em usar exclusivamente o Blu-ray foi preponderante para a tomada dessa decisão.
Mundo do Esporte Ney Franco é o novo técnico do Coritiba
Demorou menos de 24 horas que o técnico Ney Franco ficou desempregado. Após ser dispensado pelo Botafogo no início da tarde da última segunda-feira, o Coritiba anunciou a sua contratação no fim de noite. A confirmação da sua contratação foi noticiada oficialmente no site do clube.
A apresentação oficial do novo treinador deve acontecer ainda nesta terça-feira. Ele substitui René Simões que foi demitido do cargo depois da derrota para o Cruzeiro por 3 a 1, no último domingo, no estádio Couto Pereira.
O Coritiba está na zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro com 16 pontos em 18º lugar.
O Jornal MTNEWS Termina aqui até amanha meio dia obrigado pelo carinho de sua audiença fique com deus tchau pessoal.....
0 comentários:
Postar um comentário